O sangramento nas fezes quase sempre gera ansiedade, mas raramente os pacientes procuram ajuda no primeiro episódio.

Principais causas de sangramento nas fezes

Uma das queixas mais comuns no consultório de Proctologia é o sangramento nas fezes. Mas apesar de gerar certa preocupação e apreensão, raramente os pacientes procuram o médico no primeiro episódio, a não ser em sangramentos de grande volume ou acompanhados de dor intensa, justamente pelo constrangimento que esse assunto causa.

Grande parte dos diagnósticos relacionados a esse sintoma são doenças benignas que respondem muito bem ao tratamento clínico.

Quais são as causas mais comuns de sangramento nas fezes?

  1. Hemorróidas correspondem a maioria dos casos. Sua característica é um sangue vermelho vivo, indolor e eventualmente com aparecimento de “bolinha” na borda do ânus que retorna sozinha ou com necessidade de introdução com o dedo, dependendo do estágio em que se encontre.
  2. Fissura anal, por sua vez, causa sangramento em pequena quantidade, doloroso, muitas vezes descrito como “faca passando pelo ânus”, sem lesões externas.
  3. Pólipo intestinal (crescimento ordenado de células da parede do intestino) também pode ser fonte de sangramento nas fezes, mas geral, são pequenos, muitas vezes oculto e microscópicos. Quando o pólipo é grande, ele elimina juntamente com o sangue, certa quantidade de muco, podendo causar outros sintomas a depender da localização onde se encontra.
  4. Doenças inflamatórias intestinais podem causar fezes com sangue, em geral, também acompanhado de muco, indolor. Seu quadro é mais exuberante, associado a dores abdominais e diarréia em diversos episódios ao dia.
  5. Doença diverticular dos cólon, muitas vezes confundida com a diverticulite, causa sangramentos nas fezes intensos que, na maioria das vezes motiva a busca pelo pronto socorro, pela gravidade potencial do quadro.
  6. Câncer de intestino, o que inclui o câncer de reto, pode se manifestar dessa forma. Nessa doença a eliminação de sangue nas fezes pode estar associado com muco e sensação incompleta de vontade de evacuar. O diagnóstico precoce é um dos principais pilares do sucesso no tratamento.
  7. Retite actínica, é uma doença causada pela inflamação que ocorre no reto após tratamento de radioterapia para câncer de útero ou próstata. É um sangramento nas fezes indolor, podendo variar na quantidade e recorrente.

    Quando procurar um proctologista?

    Todo sangramento nas fezes deve ser avaliado por médico especialista a fim de diagnosticar com precisão a causa, orientar o tratamento adequado e evitar possíveis complicações futuras.

O diagnóstico de cada doença se baseia na história que o paciente conta associado ao exame físico e complementado com exames endoscópicos que mostrem a região anal, o reto e o intestino, a depender da indicação de cada paciente.

 

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe