A eversão do reto com exteriorização pelo ânus é a principal manifestação clínica do prolapso retal

Principais perguntas relacionadas ao prolapso retal

O que é o prolapso retal?

Prolapso é a descida de um órgão de sua posição original; e reto é a parte do intestino imediatamente superior ao ânus. Isso quer dizer que o prolapso retal é a saída do reto pelo ânus, se revirando para fora ou se evertendo.

Por que ocorre o prolapso retal?

Os órgãos da bacia são responsáveis pela sustentação do reto e, quando se enfraquecem, acabam cedendo e causando a descida dele através do ânus
Ele ocorre devido ao enfraquecimento dos tecidos que sustentam os órgãos da bacia, fazendo-os cederem e consequentemente, causando a perda da sustentação do reto. Isso da com que ele desça através do ânus.

O prolapso pode ser confundido com hemorróidas?

Sim, um prolapso retal pequeno pode ser confundido com hemorróidas. O especialista é capaz de identificar características específicas que permitem fazer essa distinção e indicar o tratamento adequado para casa uma, por isso sua avaliação é importante.
Um prolapso retal pequeno pode ser confundido com hemorróidas e por isso a avaliação do especialista é importante, pois algumas características específicas permitem fazer essa distinção, já que as duas doenças tem tratamentos diferentes.

Quais sintomas de quem tem prolapso retal?

As principais queixas incluem saída de parte do intestino pelo ânus, de volumes variáveis, com dor e sangramento, principalmente aos esforços ou ao ficar em pé, algumas vezes com saída de muco também. Alguns pacientes apresentam perda espontânea de fezes associada. O prolapso inicialmente pode retornar ao ânus espontaneamente e ao longo do tempo necessitar de ajuda com as mãos para colocá-lo para dentro ou, em estágios mais avançados, não retornar mais para o ânus e permanecer constantemente para fora.

O que aumenta o risco de ter prolapso retal?

Esforços abdominais intensos, especialmente pacientes com múltiplos partos normais e pacientes psiquiátricos que tenham intestino preso. Os casos mais comuns são senhoras idosas, que tiveram muitos filhos de parto via vaginal.

O prolapso retal pode virar câncer?

Não. O prolapso não está relacionado ao aparecimento de câncer de intestino.

Qual tratamento ideal para o prolapso retal?

O tratamento ideal vai depender de alguns fatores, principalmente, das condições clínicas do paciente e doenças associadas e do tamanho do prolapso.

Quais formas de tratamento?

O tratamento do prolapso retal é cirúrgico. A depender da escolha do médico e das condições expostas acima, pode ser escolhida a técnica pelo abdome ou pelo ânus. As técnicas abdominais podem ser feitas por vídeo ou aberta.

É uma cirurgia complicada?

Em geral não, mas a técnica mais adequada deve ser escolhida com muito cuidado com base nas condições do paciente, idade, risco cirúrgico e tamanho do prolapso. Por isso a avaliação de um médico especialista e com experiência nessa doença é importante.
Agende sua consulta e tire suas dúvidas ou deixe seu comentário!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe